top of page

História do Instituto

DSC03794.JPG

 A idealizadora do Tartabinhas foi a Luciana Fortuna Nunes, que desde jovem trabalha e sente uma forte ligação com o ambiente marinho. A ideia nasceu através desse amor e dessa vontade de proteger as tartarugas marinhas. Foram anos de resistência, buscando apoio e mais conhecimentos para aperfeiçoar as metodologias de pesquisa. Jamais desistindo, o universo conspirou ao seu favor e soprou para perto parcerias, pessoas e novos sonhos para iniciarem um caminho em busca do equilíbrio ecológico e proteção das tartarugas marinhas. 

descktop.JPG

Em 2013 conheceu o Juan Pablo Carnevale Sosa, que é mergulhador há mais de 25 anos. Sua sabedoria sobre a arte de mergulhar é fascinante e traz consigo uma magia e habilidade incrível na aproximação com as tartarugas marinhas. Com todo seu conhecimento lhe ensinou e apresentou o mundo da fotografia subaquática. Hoje desenvolvem projetos que utilizam metodologias de pesquisa menos impactantes às tartarugas marinhas, como a fotografia. Surgiram diferentes ideias para nome do Projeto e juntos batizaram carinhosamente de Projeto Tartabinhas – Tartarugas Marinhas de Bombinhas/SC.

Ágatha e Anastásia.jpeg

Ainda e sempre em busca de apoio, editais e mais parcerias, eis que o mar traz em sua maré alguém para completar a Equipe. Não foi com apoio financeiro, mas com o mesmo sentimento de amor, força e experiência na área que Ágatha Naiara Ninow chegou para estar lado a lado na luta pela proteção das tartarugas marinhas. Juntos idealizaram e através das mãos da Ágatha surgiu o logotipo do Tartabinhas, dando um salto para o início das ações próprias do Projeto, tornando-se mais independentes.

47021298_204092217160091_285824176129205

            Então, desde 2017, formou-se a Equipe Tartabinhas, com três excelentes profissionais e defensores da natureza, que todos os dias se dedicam e vivem pela realização do Projeto. A Associação de Esporte, Meio Ambiente e Mobilidade do Bairro Mariscal – AEMARISCAL e a Escola de Mergulho HyBrazil abraçaram com muito carinho o Projeto desde o início.

 

           Com nossa atuação no município, conquistamos outros parceiros,  O banco Sicredi e Pino - roupas de neoprene tornaram-se os apoiadores patrocinadores oficiais de alguns projetos do Tartabinhas, como o projeto de sacolas retornáveis e as roupas e acessórios de neoprene para os monitoramentos subaquáticos das tartarugas marinhas.

            Máfia do Mergulho, patrocinou um caiaque duplo para que os monitoramentos e resgates de tartarugas marinhas se ampliaassem para o Parque Municipal da Costeira de Zimbros. Somos extremamente gratos por todos que acreditam em nosso trabalho.

 

          O Instituto também conta com apoio institucional da Prefeitura de Bombinhas, , Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas, -FAMAB, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Fundação Pró TAMAR e ICMBio.

   O amor é um sentimento que move as pessoas, que as inspira e as faz ir atrás do que acreditam. Quando algo é feito com amor, traz um bem maior a todos os seres da terra. Foi assim que iniciou a jornada do Tartabinhas.

      O principal objetivo do Tartabinhas sempre foi e é cuidar “de las tortugas” gerando o mínimo de estresse a esses seres vivos.

     A Equipe se esforça para que o ser humano conheça a importância das tartarugas marinhas, participe da proteção do meio ambiente, respeitando e sabendo viver em harmonia com a natureza. Voluntariamente trabalham com pequisa e educação ambiental no município e possui um histórico de atividades robusto.

    Oficializados perante Governo e com muitos voluntários tartamigos, seguem atualmente como Instituto Tartabinhas, conscientizando à todos sobre a importância da proteção dos oceanos e das tartarugas marinhas.

bottom of page