top of page

Área de alimentação

Bombinhas é uma área de alimentação muito importante para as tartarugas marinhas

  O que é área de alimentação de tartarugas marinhas?

     Área de alimentação de tartarugas marinhas é um local onde elas dedicam a maior parte de sua vida. Bombinhas é um local onde existem muitos alimentos que fazem parte da dieta da espécie Chelonia mydas, a tartaruga verde. Esta espécie muda sua dieta conforme sua idade. Oportunistas, na idade que frequentam a região se alimentam tanto de peixes e presas fáceis, como águas vivas, quanto de algas marinhas. Próximo aos costões, em águas rasas é possível avistá-las se alimentando, descansando ou nadando e subindo a superfície para respirar.

Área de alimentação
Desova

   E a desova? E os ninhos?

   Em final de 2018 e início de 2019, uma tartaruga marinha desovou em Bombinhas, da espécie Caretta caretta, a tartaruga cabeçuda. É menos avistada próxima a nossa costa, se comparada a tartaruga verde, Chelonia mydas, porém não é rara. A tartaruga cabeçuda desovou 3 vezes. O primeiro ninho, na praia do Mariscal, não estava fecundado e não vingou. O segundo ninho, no mar de fora de Canto Grande, estava fecundado, porém devido as dificuldades que enfrentou no período de chuvas fortes também não vingou. O terceiro e último ninho, novamente no Mariscal, estava fecundado, porém com o resfriamento da areia (queda para 18ºC) os ovos que começaram a se desenvolver (antes com uma temperatura de areia acima de 23ºC) não sobreviveram.

Desde então, em todos os verões é realizado um treinamento de voluntários para o monitoramento diário das praias de Quatro Ilhas, Mariscal e Canto Grande mar de fora, atrás de rastros ou de um flagra durante uma desova. Através de escalas semanais, após o treinamento, os voluntários sabem como proceder em diversas situações que podem encontrar.

Monitoramento subaquático

  Monitoramento subaquático?

 

  Uma equipe técnica do Projeto Tartabinhas realiza o monitoramento das tartarugas marinhas sem captura. Mergulham com equipamento SCUBA ou em apnéia para acompanhar e fotografar as tartarugas que frequentam nossa região. A metodologia é complementar e\ou alternativa as já utilizadas por outras entidades. A foto-ID não causa stress ao animal e possibilita a investigação dos padrões de residência, movimentação entre praias e estrutura populacional das tartarugas frequentadoras do município de Bombinhas, SC.

CM004
PROJETO TARTABINHAS
Tartabinhas

   Tartabinhas

Conheça algumas das tartarugas marinhas identificadas em Bombinhas. 

bottom of page